Qualquer mulher pode vir a desenvolver um câncer de mama. Porém, como em muitos outros tipos de cânceres, o de mama tem fatores de riscos conhecidos.
São eles:
Idade Superior a 50 anos, incidência da doença em parentes de primeiro grau (mãe, irmãs ou filhas), não ter filhos ou primeira gestação após os 30 anos, início da menstruação precoce ou menopausa tardia, alimentação baseada em alimentos ricos em gordura animal, ingestão de bebida alcoólica em excesso, obesidade e falta de atividade física regular.
O câncer de mama se desenvolve a partir da interação de fatores genéticos, modo de vida e meio ambiente, possibilitando que sejam adotados cuidados para a sua prevenção. Sua evolução geralmente é lenta, permitindo que seja diagnosticado precocemente.
A mamografia é o exame que permite detectar precocemente lesões nas mamas. Ela é capaz de mostrar pequenos pontos que podem representar o câncer em estágio inicial. A faixa etária entre 50 e 69 anos é prioritária para a realização da mamografia a cada dois anos, o que não impede que o procedimento seja feito por recomendação médica a qualquer momento ou idade.
Dicas:
- Siga uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e alimentos integrais e pobres em gordura animal;
- Exercite-se regularmente;
- Controle seu peso;
- Não use ou limite o consumo de bebidas alcoólicas;
- Não utilize medicação hormonal sem orientação médica.
Faça exames regularmente e se previna contra o câncer de mama.
Uma lembrança da UNIMED no Outubro Rosa.
Comentarios